2015

GÓMEZ-MARTÍNEZ, Y; CARVALHO, A. M. P ; SASSERON, L. H. Catalizar la alfabetización científica. Una vía desde la articulación entre enseñanza por investigación y argumentación científica. Revista de Enseñanza de la Física, v. 27, p. 19-27.

SASSERON, L.H. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 17, p. 49-67.

PENHA, S. P. ; CARVALHO, A. M. P. ; VIANA, Deise Miranda. Laboratório didático investigativo e os objetivos da enculturação científica: análise do processo. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 5, p. 6-23

SASSERON, L. H.Una breve reflexión sobre la Enseñanza de la Física en la sociedad actual. Quehacer Educativo, v. XXV, p. 10-14

BROCKINGTON, G; TESTONI, L. ; PIETROCOLA, Maurício . The young astrophysicist: a very inexpensive activity to discuss spectroscopy. Physics Education (Bristol. Print), v. 50, p. 612-616.

2014

SASSERON, L. H, CARVALHO, A.M.P. A construção de argumentos em aulas de ciências: o papel dos dados, evidências e variáveis no estabelecimento de justificativas. Ciência & Educação, v. 20, p. 393-410

MARINELI, F. ; SASSERON, L. H. A Estrutura Argumentativa e as Características dos Argumentos no Texto que Aborda a Nova Teoria sobre Luz e Cores de Isaac Newton. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online), v. 16, p. 107-124

GURGEL, Ivã ; PIETROCOLA, MAURICIO ; WATANABE, GRACIELLA . The role of cultural identity as a learning factor in physics: a discussion through the role of science in Brazil. CULTURAL STUDIES OF SCIENCE EDUCATION (ON LINE), v. 11, p. 1-22.

BELLUCCO, ALEX ; CARVALHO, ANNA MARIA PESSOA . Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, p. 30-59.

SASSERON, LUCIA HELENA ; CARVALHO, ANNA MARIA PESSOA. A construção de argumentos em aulas de ciências: o papel dos dados, evidências e variáveis no estabelecimento de justificativas. Ciência & Educação, v. 20, p. 393-410.

2013

SASSERON, L. H. ; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de . Ações e indicadores da construção do argumento em aulas de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 15, p. 169-189.

ALMEIDA, A. G. F. E. ; SASSERON, L. H. As ideias balizadoras necessárias ao professor ao planejar e avaliar a aplicação de uma sequência de ensino investigativo. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 1188-1192

SASSERON, L. H. ; FERRAZ, A. T. ; FREIBERG, H.L. ; FLORENZANO, M. L. B. Situações argumentativas em sala de aula: a dualidade argumento-explicação. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 3233-3236

CUSTÓDIO, José Francisco ; PIETROCOLA, Maurício ; CRUZ, Frederico Firmo de Souza . Experiências emocionais de estudantes de graduação como motivação para se tornarem professores de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, p. 25-57.

SCHIVANI, M. ; BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício . APLICAÇÕES DA ROBÓTICA NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE ATIVIDADES NUMA PERSPECTIVA PRAXEOLÓGIA. Revista de Educacion de las Ciencias, v. 14, p. 32-36.

KARAM, R. A. S. ; COIMBRA, D. ; PIETROCOLA, Maurício . Comparing Teaching Approaches About Maxwell-s Displacement Current. Science & Education, p. 1-23.

AZEVEDO, N. M. ; ABIB, M. L. V. S. Pesquisa-ação e a elaboração de saberes docentes em ciências. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 18, p. 55, 2013.

Máximo-Pereira, Marta ; ABIB, M. L. V. S. . Habilidades metacognitivas em atividades de resolução de problemas. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 2233-2237, 2013.

SILVA, Helder. F. ; ABIB, M. L. V. S. . Saberes pedagógicos computacionais e sua elaboração na prática. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 165-169, 2013.

STRIEDER, Dulce Maria ; CARVALHO, A. M. P. . A Escola Comunitária Teuto-Brasileira- Um Estudo Sobre a Diretrize Metodológica. Cadernos de História da Educação (Online), v. 12, p. 48.

GALIAN, C. V. A. ; Arroio, A. ; SASSERON, L. H. . Formação Inicial de Professores para o Ensino Fundamental I: o Conhecimento das Ciências Naturais no Currículo do Curso de Pedagogia. Educacao em Perspectiva (Impresso), v. 4, p. 87-109.

2012

Uhden, Olaf ; Karam, Ricardo ; Pietrocola, Maurício ; Pospiech, Gesche . Modelling Mathematical Reasoning in Physics Education. Science & Education (Dordrecht), v. 10, p. 1-20.

Forato, Thaís C. M. ; Andrade Martins, Roberto ; Pietrocola, Maurício . History and Nature of Science in High School: Building Up Parameters to Guide Educational Materials and Strategies. Science & Education , v. online, p. 1 09267220-26.

CARMO, Alex Bellucco Do ; CARVALHO, A. M. P. . Múltiplas Linguagens e a Matemática no Processo de Argumentação em Uma Aula de Física: Análise dos Dados de um Laboratório Aberto. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 209-22.

COLOMBO JUNIOR, P. D. ; LOURENCO, A. B. ; SASSERON, L. H. ; CARVALHO, A. M. P. . Ensino de Física nos Anos Iniciais: Análise da Argumentação na Reolução de uma ‘Atividade de Conhecimento Físico’. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 17, p. 489-507.

Souza, V.F.M. ; SASSERON, L. H. . As interações discursivas no Ensino de Física: A promoção da discussão pelo professor e a Alfabetização Científica pelos alunos. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 593-611.

GALIAN, C. V. A. ; SASSERON, L. H. ; FLORENZANO, M. L. B. ; Arroio, A. . THE RELATIONSHIP WITH SCIENTIFIC KNOWLEDGE IN BASIC EDUCATION: THE PERSPECTIVE OF STUDENTS. EDUCATION POLICY, MANAGEMENT AND QUALITY, v. 4, p. 39-46.

Souza, V.F.M. ; SASSERON, L. H. . As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, p. 29-44.

2011

GURGEL, Ivã ; PIETROCOLA, Maurício . Uma Discussão Epistemológica sobre a Imaginação Científica: A Construção do Conhecimento Através da Visão de Albert Einstein. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 33, p. 1602-1-1602-12.

GOMES, G. ; PIETROCOLA, Maurício . O EXPERIMENTO DE STERN-GERLACH E O SPIN DO ELÉTRON: UM EXEMPLO DE QUASI-HISTÓRIA. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 33, p. 2604-1-2604-11.

Gurgel, Ivã ; Pietrocola, Maurício . O papel da imaginação no pensamento científico: análise da criação científica de estudantes em uma atividade didática sobre o espalha-mento de Rutherford. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 91-122.

MAGALHÃES JUNIOR, Carlos Alberto ; PIETROCOLA, Maurício . Atuação de Professores Formados em Licenciatura Plena em Ciências. Alexandria (UFSC), v. 4, p. 175-198.

CUSTODIO FILHO, J. F. ; CRUZ, Frederico Firmo de Souza ; PIETROCOLA, Maurício . Explicações Científicas, Explicações Escolares e Entendimento. Alexandria (UFSC), v. 4, p. 179-204.

MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira ; PIETROCOLA, Maurício ; ORTENCIO FILHO, H. História e Características da Disciplina de Ciências no Currículo das Escolas Brasileiras. EDUCERE: Revista de Educação da UNIPAR, v. 11, p. 197-224.

FORATO, Thaís Cyrino de Mello ; PIETROCOLA, Maurício ; MARTINS, Roberto de Andrade . Historiografia e natureza da ciência na sala de aula. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, p. 27-59.

NASCIMENTO, V. B. ; CARVALHO, A. M. P. . Visões sobre a natureza da ciência construídas a partir do uso de um texto histórico na escola média. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 10, p. 1-22.

SASSERON, L. H. ; CARVALHO, A. M. P. . Construindo argumentação na sala de aula:a presença do ciclo argumentativo, os indicadores de alfabetização científica e o padrão de Toulmin. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 17, p. 97-114.

SASSERON, L. H. ; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 16, p. 59-77.

SASSERON, L. H. ; CARVALHO, A. M. P. Uma análise de referenciais teóricos sobre a estrutura do argumento para estudos de argumentação no ensino de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Impresso), v. 13, p. 243-262.

PADILHA, J. N. ; CARVALHO, A. M. P. . Relações entre os gestos e as palavras utilizadas durante a argumentação dos alunos em uma aula de conhecimento Físico. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, p. 25-40.

Nicolau, J. ; Brockington, G. ; SASSERON, L. H. . Formação contínua de professores para abordagem de tópicos de Relatividade no Ensino Médio: saberes docentes dos implementadores. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 6, p. 96-106.

2010

SASSERON, L. H. ; CARVALHO, A. M. P. Escrita e Desenho: análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, p. 1-19.

MAGALHÃES JUNIOR, Carlos Alberto ; PIETROCOLA, Maurício . Análise de Propostas Para a Formação de Professores de Ciências do Ensino Fundamental. Alexandria (UFSC), v. 3, p. 31-58.

SIQUEIRA, Maxwell ; PIETROCOLA, Maurício . Espalhamento de Rutherford na sala de aula do ensino médio. A Física na Escola (Online), v. 11, p. 10-12.

 RODRIGUES, M. I. R. ; ABIB, M. L. V. S. . Desenvolvimento profissional dos formadores de professores de ciências no contexto da inovação:subsídios teóricos e metodológicos para análise de um programa. Investigações em Ensino de Ciências (Online), v. 15, p. 201-218.

2009

KARAN, R. A. ; PIETROCOLA, Maurício . HABILIDADES TÉCNICAS VERSUS HABILIDADES ESTRUTURANTES: RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PAPEL DA MATEMÁTICA COMO ESTRUTURANTE DO PENSAMENTO FÍSICO. Alexandria (UFSC), v. 2, p. 181-205.

PIASSI, Luís Paulo ; PIETROCOLA, Maurício . FICÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: PARA ALÉM DO MÉTODO DE ?ENCONTRAR ERROS EM FILMES. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 35, p. 525-540.

LAWALL, I. T. ; SIQUEIRA, Maxwell ; PIETROCOLA, Maurício ; RICARDO, E. . Desenvolvimento Profissional durante a implementação de inovações curriculares por professores do ensino secundário. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 3217-3220.

ORATO, Thaís C. M. ; MARTINS, Roberto de A. ; PIETROCOLA, Maurício . A natureza da ciência na escola básica: enfrentando obstáculos na construção de narrativas históricas. Enseñanza de las Ciencias, v. Extra, p. 3241-3245.

ROUXINOL, Estevam ; Sasseron, Lúcia Helena ; PIETROCOLA, Maurício . “Como usar objetos de aprendizagem” em aulas de ciências: articulações entre teoria e prática na formação à distância de multiplicadores.. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 4, p. 83-92.

STRIEDER, Dulce Maria ; CARVALHO, A. M. P. . Ensino de Ciências e cultura local: um estudo a partir das falas de professores de um contexto teuto-brasileiro.. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, v. 11, p. 1-20.

CARMO, Alex Bellucco Do ; CARVALHO, A. M. P. . Constuindo a Linguagem Gráfica em Uma Aula Experimental de Física. Ciência e Educação (UNESP), v. 15, p. 61-84.

AZEVEDO, M. N. ; ABIB, M. L. V. S. . Pesquisa-ação e formação contínua em serviço: a elaboração de saberes docentes em ciências. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 3186-3189.

GALINDO, M. A. ; ABIB, M. L. V. S. . Projeto colaborativo de formação de professores para o ensino de ciências e a elaboração de saberes docentes. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 2671-2676.

RODRIGUES, M. I. R. ; ABIB, M. L. V. S. . A pesquisa dos formadores em um projeto colaborativo e seu desenvolvimento profissional. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 2658-2662.

JORDÃO, R. S. ; ABIB, M. L. V. S. . A pesquisa-ação na formação inicial de professores de Biologia. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 2350-2353.

Santos Neto, E.R. ; SASSERON, L. H. ; PIETROCOLA, M. . “Como usar objetos de aprendizagem” em aulas de ciências: articulações entre teoria e prática na formação à distância de multiplicadores. Experiências em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 4, p. 83-93.

SASSERON, L. H. ; CTSA no Ensino Fundamental e a argumentação entre alunos e professora. Enseñanza de las Ciencias, v. extra, p. 28-32.

2008

LIMA, M. C. B. ; CARVALHO, A. M. P. . O desenho Infantil como Instrumento de Avaliação de Construção do Conhecimento Físico. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, p. 337-347.

CARVALHO, A. M. P. ; Contribuções para a introdução da História e Filosofia das Ciências no ensino das ciências tanto em Nível Médio como na formação de professores. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 25, p. 183-187.

SASSERON, L. H. ; CARVALHO, A. M. P. . Almejando a alfabetização cientifica no ensino fundamental : a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS), v. 13, p. 333-352.

2007

PIASSI, Luís Paulo ; PIETROCOLA, Maurício . DE OLHO NO FUTURO: FICÇÃO CIENTÍFICA PARA DEBATER QUESTÕES SOCIOPOLÍTICAS DE. Ciência & Ensino (UNICAMP), v. 1, p. 1-12.

CARVALHO, A. M. P. ; Enseñar física y fomentar una enculturación científica. Alambique (Barcelona), v. 51, p. 66-75.

CARVALHO, A. M. P. ; Habilidades de los profesores para fomentar la enculturación científica. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. extra, p. 9-22.

LOCATELLI, Rogério José ; CARVALHO, A. M. P. . Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos ao resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 7, p. 1-18.

CARVALHO, A. M. P. ; Habilidades de Professores Para Promover a Enculturação Científica. Contexto & Educação, v. 22, p. 25-49.

2006

CARVALHO, A. M. P. ; CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais . Atividade de laboratório como instrumento para a abordagem de aspectos da cultura científica em sala de aula.. Pro-Posições (Unicamp), Campinas – SP., v. 17, n.1, p. 137-153.

CARVALHO, A. M. P. ; Enseñar ciencias y, a la vez, promover la enculturación científica. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional, v. 20, p. 3-4.

2005

BROCKINGTON, G. ; PIETROCOLA, Maurício . SERÃO AS REGRAS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICÁVEIS AOS CONCEITOS DE FÍSICA MODERNA?. Investigações em Ensino de Ciências (Online), UFRGS – Porto Alegre – RS, v. 10, n.3, p. 387-404.

ARAUJO NETO, W. N. ; GIORDAN, Marcelo ; PIETROCOLA, Maurício . A Apropriação de Filosofia e História das Ciências em Situações de Estudo a partir da Teoria de Vergnaud. Enseñanza de las Ciencias, v. un, p. 1-4.

CARVALHO, A. M. P. ; Metodologia de investigación en enseñanza de física: una propuesta para estudiar los procesos de enseñanza y aprendizaje.. Revista de Enseñanza de la Física, Rosario – Argentina., v. 18, n.1, p. 29-37.

OLIVEIRA, Carla M Alvarenga de ; CARVALHO, A. M. P. . Escrevendo em aulas de Ciências. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 11, p. 347-366.

CARVALHO, A. M. P. ; ROBERTO, Lúcia Helena Sasseron . Uma experiência com o ensino de ciências para membros de comunidades indígenas. Amazônia (Banco da Amazônia), v. 1, p. 111-119.

ABIB, M. L. V. S. ; TESTONI, Leonardo A . A utilização de histórias em quadrinhos no ensino de física: uma proposta para o ensino de inércia.. Enseñanza de las Ciencias, Granada., v. extra, p. 1-5.

ABIB, M. L. V. S. ; Fantini, E. G. ; Oliveira, M. A. G. . Programa de cooperação entre universidade e escolas: repercussões no ensino de ciências em escolas do ensino fundamental.. Enseñanza de las Ciencias, Granda., v. extra, p. 1-5.

2004

CUSTÓDIO, J. F. ; PIETROCOLA, Maurício . Princípios nas Ciências Empíricas e o seu Tratamento em Livros Didáticos. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, v. 10, p. 383-399.

CARVALHO, A. M. P. ; Formación de profesores: es necesario que la Didáctica de las Ciencias incluya la Práctica de la Enseñanza. Educación Química, Cidade do Mexico, v. 15, n.1, p. 60-67.

CARVALHO, A. M. P. ; Building up explanations in physics teaching. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 26, n.22, p. 225-237.

CARVALHO, A. M. P. ; BEJARANO, Nelson Rui R ; ABIB, Maria Lucia Vital dos Santos . A história de Eli. Um professor de Física no início de carreira.. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 26, p. 165-178.

CARVALHO, A. M. P. ; LIMA, M C Barbosa . Innovaciones Didáticas – Ejercicio sobre el <> En los Primeros Cursos de la Enseñanza Básica: a análises de la discusión.. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 22, p. 313-322.

CARVALHO, A. M. P. ; A pesquisa no ensino de Física.. Educação (São Paulo), Maceió., v. 21, p. 11-28.

BEJARANO, Nelson Rui Ribas ; CARVALHO, A. M. P. . Professor de ciências novato, suas crenças e conflitos.. Investigações em Ensino de Ciências (Online), p. 01-22.

2003

RICARDO, E. ; PINSSONSLONGO, I. ; PIETROCOLA, Maurício . A PERTURBAÇÃO DO CONTRATO DIDÁTICO E O GERENCIAMENTO DOS PARADOXOS. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre, v. 8, p. 1-20.

PIETROCOLA, Maurício ; ALVES FILHO, José de Pinho ; PINHEIRO, T. F. . PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO DISCIPLINAR DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre, v. 8, p. 1-21.

CARVALHO, A. M. P. ; Profesores y Formadores de Profesores Colaboran en Investigaciones sobre la Ensenanza de Ciencias. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 21, n.2, p. 191-197.

LIMA, Maria da Conceição Barbosa ; CARVALHO, A. M. P. . Linguagem e o Ensino de Física na Escola Fundamental. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 20, n.1, p. 86-97.

BAJARANO, N. R. R. ; CARVALHO, A. M. P. . Tornando-se professor de ciência: crenças e conflitos. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, São Paulo, v. 9, n.1, p. 1-15.

ABIB, M. L. V. S. ; PEREZ, Daniel Gil ; VILCHE, Amapro ; EDWARDS, Mónica ; PRAIA, João Felix ; VALDÉS, Pablo ; TRICÁRIO, Hugo ; RUEDA, Cristina . A Educação Científica e a Situação do Mundo: Um Programa de Atividades Dirigido a Professores. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, v. 9, n.1, p. 123-14.

ABIB, M. L. V. S. ; ARAÚJO, Mauro Sérgio Teixeira de . Atividades Experimentais no Ensino de Física: Diferentes Enfoques, Diferentes Finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n.2, p. 176-194.

2002

CUPANI, A. ; PIETROCOLA, Maurício . A relevância da epistemologia de Mario Bunge para o Ensino de Ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n.1, p. 97-122.

PIETROCOLA, Maurício ; A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 19, n.2, p. 93-114.

PIETROCOLA, Maurício ; Espaço pleno e a concepção de éter. Revista Brasileira de Ensino de Física (Online), São Paulo, v. 3, n.2, p. 7-8.

PIETROCOLA, Maurício ; Reformulação Curricular dos Cursos de Física.. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 24, p. 259-259.

CARVALHO, A. M. P. ; La reforma en la enseñanza de ciencias en Brasil desde el punto de vista de la formación continua de sus profesores. Educación Química, UNAM, v. 13, n.1, p. 39-44.

CARVALHO, A. M. P. ; El Nuevo Paradigma de la Didáctica de las Ciencias Experimentales. Pensamiento Educativo, Santiago de Chile, v. 30, p. 295-313.

RODRIGUES, M. I. R. ; CARVALHO, A. M. P. . Professores-Pesquisadores:Reflexão e Mudança Metodológica no Ensino de Física – O Contexto da Avaliação. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, v. 8, n.1, p. 39-53.

GILPERZ, D. ; GUISASOLA, J. ; MORENO, A. ; CACHAPUZ, A. ; CARVALHO, A. M. P. ; TORREGROSA, J. M. ; SALINAS, J. ; VALDÉS, P. ; GONZÁLEZ, E. ; DUCH, A. G. ; DUMASCARRÉ, A. ; TRICÁRIO, H. ; GALLEGO, R. . Defending Constructivism in Science Education. Science & Education (Dordrecht), Netherlands, v. 11, p. 557-57.

CARVALHO, A. M. P. ; LIMA, Maria da Conceição Barbosa . Exercícios de Raciocínio: o exemplo do sarrilho. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, v. 1, p. 203-215.

CARVALHO, A. M. P. ; A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos. Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 28, n.2, p. 57-67.

MAIZTEGUI, A. ; ACEVEDO, J. A. ; CACHAPUZ, A. ; CARVALHO, A. M. P. ; CARMEM, L. ; OUTROS . Papel de la tecnologia en la educación científica: una dimensión olvidada. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 28, p. 129-155.

LIMA, Maria da Conceição Barbosa ; CARVALHO, A. M. P. . Exercícios de raciocínio em três linguagens: ensino de física nas séries inicias.. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte., v. 4, n.1, p. 59-77.

2001

VIANA, Deise Miranda ; CARVALHO, A. M. P. . Do Fazer ao Ensinar Ciências: A Importância dos Episódios de Pesquisa na Formação de Professores. Investigações em Ensino de Ciências (Online), Porto Alegre, v. 6, n.2, p. 1-22.

CARVALHO, A. M. P. ; A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: as 300 horas de estágio supervisionado.. Ciência e Educação (UNESP), Bauru – SP., v. 07, n.01, p. 113-122.

EDWARDS, Mónica ; PÉREZ, D. G. ; VILCHES, A. ; VALDÉS, Pablo ; PRAIA, J. ; ABIB, M. L. V. S. ; CAÑAL, P. ; DEl CARMEM, L. ; RUEDA, Cristina ; TRICÁRIO, Hugo . Una propuesta para la transformación de las percepciones docentes de la situacion del mundo. Primeros resultados.. Didáctica de Las Ciencias Experimentales y Sociales, Espanha, v. 15, p. 37-40.

2000

PIETROCOLA, Maurício ; SILVA, C. C. ; NEHRING, C. ; TRINDADE, J. A. O. ; PINHEIRO, T. F. ; LEITE, R. C. M. . As Ilhas de Racionalidade e o Saber Significativo: o ensino de ciências através de projetos. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, belo horizonte, MG, v. 2, n.1, p. 1-19.

LABURU, C. E. ; SILVA, D. ; CARVALHO, A. M. P. . Analisando uma Situação de Aula de Termologia com o Auxilio do Vídeo. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 22, n.1, p. 100-105.

BEJARANO, Nelson Rui Ribas ; CARVALHO, A. M. P. . A educação química no Brasil: uma visão através das pesquisas e publicações da área. Educación Química, Cidade do México, v. 11, n.1, p. 160-167.

GIL, D. ; CARVALHO, A. M. P. . Dificuldades para la incorporación a la enseñanza de los hallazgos de la investigación e innovación em didáctica de las ciencias. Educación Quimica, Cidade do México, v. 11, n.2, p. 244-251.

VIANNA, Deise Miranda ; CARVALHO, A. M. P. . Formação permanente : a necessidade da interação entre a ciência dos cientistas e a ciência da sala de aula. Ciência e Educação (UNESP), Bauru, São Paulo, v. 6, n.1, p. 29-42.

CARVALHO, A. M. P. ; VANNUCCHI, A. I. . History, Phylosophy and Science Teaching:Some Answers to How?. Science & Education (Dordrecht), Netherlands, v. 9, n.5, p. 427-448.

CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais ; CARVALHO, A. M. P. . Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a dez anos. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, Br, v. 5, n.3.

CARVALHO, A. M. P. ; GONÇALVES, M. E. R. . Formação Continuada de Professores: o Vídeo como Tecnologia Facilitadora da Reflexão. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 111, p. 71-88.

MAIZTEGUI, A. P. ; GONZÁLES, E. ; TRICÁRICO, H. R. ; SALINAS, J. ; CARVALHO, A. M. P. ; GIL, D. . La formación de los profesores de ciencias en la Argentina. Boletin de La Academia Nacional de Educacion, Buenos Aires, v. 46, p. 26-34.

MAIZTEGUI, A. ; GONZÁLES, E. ; TRICÁRICO, H. ; SALINAS, J. ; CARVALHO, A. M. P. ; GIL,D. . La Formación de los Professores de Ciencias en Iberoamérica. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 24, p. 163-187.

CAPECCHI, Maria Candida Varone de Morais ; CARVALHO, A. M. P. ; SILVA, D. . Argumentação dos Alunos e o Discurso do Professor em Aulas de Física. Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n.2, p. 189-208.

PÉREZ, D. G. ; ABIB, M. L. V. S. ; EDWARDS, Mónica . Las concepciones de los profesores de ciencias brasilenos sobre la situación del mundo.. Investigações em Ensino de Ciências, v. 5, n.3

1999

PIETROCOLA, Maurício ; ZYLBERSZTAJN, A. . The use of the principle of relativity in the interpretation of phenomena by undergraduated physics students. International Journal of Science Education, Grã-bretanha, v. 21, n.3, p. 261-279.

PIETROCOLA, Maurício ; Construção e Realidade: o realismo científico de Mário Bunge e o ensino de ciências através de modelos. Investigações em Ensino de Ciências (Online), UFRGS, Porto Alegre, RS, v. 4, n.3, p. 1-22.

CARVALHO, A. M. P. ; VANNUCCHI, A. I. . La formación de profesores y los enfoques de ciencia, tecnologia y sociedad.. Pensamiento Educativo, Santiago, v. 24, p. 181-199.

CARVALHO, A. M. P. ; GARRIDO, E. . Reflexão sobre a prática e qualificação da formação inicial docente.. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 107, p. 149-168.

PÉREZ, Daniel Gil ; FURIÓ, C. ; VALDÉS, P. ; SALINAS, J. ; TORREGROSSA, J. M. ; GUISOLA, J. ; GONZÁLEZ, E. ; CARRÉ, A. D. ; GOFFARD, M. ; CARVALHO, A. M. P. . Tiene sentido seguir distinguiendo entre aprendizage de conceptos, resolución de problemas de lápiz y papel y realización de prácticas de laboratorio?. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 17, n.2, p. 311-321.

PÉREZ, Daniel Gil ; ALÍS, J. C. ; CARRÉ, A. D. ; FURIÓ, C. ; GALLEGO, R. ; DUCH, A. G. ; CARVALHO, A. M. P. ; SALINAS, J. ; TRICÁRICO, H. ; VALDÉS, P. . Puede hablarse de consenso constructivista en la educación científica?. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 17, n.3, p. 503-512.

1998

BARROS, M. A. ; CARVALHO, A. M. P. . A história da ciência iluminando o ensino de visão.. Ciência e Educação (UNESP), UNESP – Bauru, v. 5, n.no 1, p. 83-94.

LIMA, Maria da Conceição Barbosa ; CARVALHO, A. M. P. ; GONÇALVES, M. E. R. . A escrita e o desenho: instrumentos para a análise da evolução dos conhecimentos físicos.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 15, n.3, p. 223-242.

GARRIDO, E. ; CARVALHO, A. M. P. . La reflexió sobre la pràctica en la qualificació de la formació inicial del professor.. Temps d’ Educació, Universitat de Barcelona, v. 20, p. 327-347.

CARVALHO, A. M. P. ; DARSIE, Marta Maria Pontin . A reflexão na construção dos conhecimentos profissionais do professor de matemática em curso de formação inicial.. Zetetike (UNICAMP), Campinas, v. 6, n.10, p. 57-76.

1997

SILVA, D. ; FERNANDEZ NETO, V. ; CARVALHO, A. M. P. . Ensino da distinção entre calor e temperatura: uma visão construtivista.. Pesquisa Em Ensino de Ciências e Matemática, UNESP – Bauru, v. 4, p. 22-39.

CARVALHO, A. M. P. ; Ciências no ensino fundamental.. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, p. 152-168.

CARVALHO, A. M. P. ; Construção do conhecimento e ensino de ciências.. Educação e Cultura, Recife, v. 1, p. 8-14.

CARVALHO, A. M. P. ; Cambios didacticos como consecuencia de innovaciones curriculares.. Boletim Unesco, Santiago, n.44, p. 7-17.

1996

CARVALHO, A. M. P. ; O uso do vídeo na tomada de dados: Pesquisando o desenvolvimento do ensino em sala de aula.. Pro-Posições (Unicamp), Campinas, v. 7, n.1(19), p. 5-13.

CARVALHO, A. M. P. ; VANNUCCHI, A. I. . O currículo de física: inovações e tendências nos anos noventa.. Revista Investigações Em Ensino de Ciências, IF-UFRGS, v. 1, n.1, p. 3-19.

MORTIMER, E. F. ; CARVALHO, A. M. P. . Referênciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências.. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 96, p. 5-14.

DARSIE, M. M. P. ; CARVALHO, A. M. P. . O início da formação do professor reflexivo.. Revista da Faculdade de Educação (USP), São Paulo, v. 22, p. 90-108.

NARDI, Roberto ; CARVALHO, A. M. P. . Um estudo sobre a evolução das noções de estudantes sobre espaço, forma e força gravitacional do planeta Terra.. Revista Investigações Em Ensino de Ciências, IF – UFRGS, v. 1, n.1, p. 132-144.

ABIB, M. L. V. S. ; Em busca de uma nova formação de professores.. Pesquisa Em Ensino de Ciências e Matemática Série Ciência Educação, Unesp- Bauru, v. 1, p. 60-72.

1995

PIETROCOLA, Maurício ; A Ciencia Francesa e A Optica dos Corpos Em Movimento. Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 1, n.13, p. 45-52.

GONÇALVES, M. E. R. ; CARVALHO, A. M. P. . As atividades de conhecimento físico: um exemplo relativo a sombra.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, UFSC, v. 12, n.1, p. 7-16.

LABURU, C. E. ; CARVALHO, A. M. P. . Uma descrição da forma do pensamento dos alunos em sala de aula.. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 17, n.3, p. 243-254.

CARVALHO, A. M. P. ; Investigaciones en la aula: um factor importante en la formación de docentes.. Revista de Enseñanza de la Física, Cordoba, v. 8, n.1, p. 23-29.

CARVALHO, A. M. P. ; CASTRO, R.S. . The history approach in teaching: analysis of an experience.. Science & Education (Dordrecht), Dordrecht, v. 4, n.1.

CARVALHO, A. M. P. ; GARRIDO, E. ; CASTRO, R.S. . El papel de las actividades en la construccion del conocimiento en clase.. Investigación en la Escuela, Sevilha, v. 25, p. 61-70.

1994

CARVALHO, A. M. P. ; Investigaciones en la aula: un factor importante en la formación de docentes.. Revista Enseñanza de La Física, Barcelona, v. 8, n.1, p. 23-29.

GONÇALVES, M. E. R. ; CARVALHO, A. M. P. . Conhecimento físico nas primeiras séries do Primeiro Grau.. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 90, p. 72-80.

GIL,D. ; TORREGROSSA, J. M. ; RAMIREZ, L. ; CARRE, A. D. ; CARVALHO, A. M. P. . Un nino subido a um monopatin se desliza por una pendiente y cintua despues por un tramo horizontal; que termina en un obstaculo? De cuanto tiempo dispone el nino para saltar del monopatin si no quiere golpearse contra el obstaculo? (Um ejemplo de tratamiento de situaciones problematicas abiertas).. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, Valencia, v. 8, p. 97-108.

CARVALHO, A. M. P. ; La construcción del conocimiento y la enseñanza de las ciencias. Revista de Enseñanza de la Física, Cordoba, v. 7, n.2, p. 9-15.

1993

PIETROCOLA, Maurício ; FRESNEL E O ARRASTAMENTO PARCIAL DO ÉTER: A INFLUÊNCIA DO MOVIMENTO DA TERRA SOBRE A PROPAGAÇÃO DA LUZ.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, UFSC – Florianópolis SC, v. 10, n.02, p. 157-172.

PIETROCOLA, Maurício ; O Eter Como Espaco Absoluto. Cadernos de História e Filosofia da Ciência (UNICAMP), v. 3, n.1, p. 163-182.

GIL, D. ; CARRE, A. D. ; CARVALHO, A. M. P. . Vamos a atravessar una calle de circulación rapida y vemos venir un coche: pasamos o nos esperamos?. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, Valencia, v. 7, p. 71-80.

CARVALHO, A. M. P. ; LABURU, C. E. . Noções de aceleração em adolescentes: uma classificação.. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 15, n.1 a 4, p. 61-73.

CARVALHO, A. M. P. ; GARRIDO, E. ; LABURU, C. E. ; MOURA, M. O. ; SANTOS, M. ; SILVA, Dirceu da ; ABIB, M. L. V. S. ; CASTRO, R. ; ITACARAMBI, R. ; GONÇALVES, M. E. . A História da Ciência, a Psicogênese e a Resolução de Problemas na Construção do Conhecimento em Sala de Aula. . Revista da Faculdade de Educação (USP), v. 19, n.2, p. 245-25.

1992

CARVALHO, A. M. P. ; GIL,D. . As pesquisas no ensino influenciando a formação de professores.. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 14, n.4, p. 247-252.

CARVALHO, A. M. P. ; A influência da história da quantidade de movimento e sua conservação no ensino de mecânica na escola de segundo grau.. Perspicillum, Rio de Janeiro, v. 6, n.1, p. 25-35.

CARVALHO, A. M. P. ; Reforma nas licenciaturas: A necessidade de uma mudança de paradigma mais do que uma mudança curricular.. Em Aberto, Brasília, v. 12, n.54, p. 4-16.

CARVALHO, A. M. P. ; Pesquisas em sala de aula: Um importante fator na formação do professor.. Revista Perspectiva, Florianópolis (UFSC), v. 16, n.00, p. 47-57.

FURIÓ, C. ; GIL,D. ; CARVALHO, A. M. P. ; SALCEDO, L. E. . La formación inicial del professorado de educación secundaria: papel las didacticas especificas.. Investigación en la Escuela, Sevilha, v. 16, p. 7-21.

GIL,D. ; TORREGROSSA, J. M. ; RAMIREZ, L. ; CARRE, A. D. ; GOLFARD, M. ; CARVALHO, A. M. P. . La didactica de la resolución de problemas en cuestion: elaboración de um modelo alternativo.. Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales, Valência, v. 6, p. 73-85.

LABURU, C. E. ; CARVALHO, A. M. P. . Investigación del desarrolo y aprendizaje de la noción de aceleración en adolescentes, investigación y experiencias didacticas.. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 10, n.1, p. 63-72.

CARVALHO, A. M. P. ; CASTRO, R. S. . La historia de la ciencia como herramienta para la enseñanza da fisica en secundaria: un ejemplo en calor y temperatura.. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 10, n.3, p. 289-294.

CARVALHO, A. M. P. ; Memórias da prática de ensino.. Revista da Faculdade de Educação (USP), São Paulo, v. 18, n.2, p. 247-252.

GIL,D. ; TORREGROSSA, J. M. ; RAMIREZ, L. ; CARRE, A. D. ; GOFFARD, M. ; CARVALHO, A. M. P. . Questionando a didática de resolução de problemas: elaboração de um modelo alternativo.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n.1, p. 7-19.

CARVALHO, A. M. P. ; Construção do conhecimento e ensino de ciências.. Em Aberto, Brasília, v. 12, n.55, p. 4-16.

CASTRO, R. S. ; CARVALHO, A. M. P. . História da ciência: investigando como usá-la num curso de segundo grau.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 9, n.3, p. 225-237.

CARVALHO, A. M. P. ; CASTRO, R. S. ; MORTIMER, E. F. ; LABURU, C. E. . Pressupostos epistemológicos para a pesquisa em ensino de ciências.. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 82, p. 85-89.

1991

CARVALHO, A. M. P. ; LABURU, C. E. ; SILVA, D. ; MORTIMER, E. F. ; TRIVELATO, J. ; MOURA, O. ; GONÇALVES, M. E. R. ; SANTOS, M. ; TEIXEIRA, O. ; VALLE FILHO, M. R. ; CASTRO, R. S. ; ITACARAMBI, R. . Sintesis evolutiva de investigaciones en la enseñanza de las ciencias.. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 9, n.2, p. 169-174.

CARVALHO, A. M. P. ; O ensino de ciências e o papel da didática especial.. A Pesquisa Em Educação e o Intercâmbio Cultural, São Paulo, p. 5-8.

1990

RUIZ, A. R. ; CARVALHO, A. M. P. . O conceito de proporcionalidade.. Revista da Faculdade de Educação (USP), São Paulo, v. 16, n.1/2, p. 97-131.

NARDI, Roberto ; CARVALHO, A. M. P. . A gênese, a psicogênese e a aprendizagem do conceito de campo: subsídios para a construção do ensino deste conceito.. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v. 7, p. 45-69.

CARVALHO, A. M. P. ; Estudando alguns problemas dos cursos de licenciatura.. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, v. 42, n.1, p. 97-100.

1989

CARVALHO, A. M. P. ; A formação de professores: o discurso crítico liberal em oposição ao agir dogmático repressivo.. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, v. 41, n.5, p. 432-434.

1988

CARVALHO, A. M. P. ; A formação do conceito de quantidade de movimento e sua conservação em crianças e adolescentes.. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 163, p. 541-562.

CARVALHO, A. M. P. ; VIANNA, Deise Miranda . A quem cabe a licenciatura?. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, v. 40, n.2, p. 143-163.

1987

CARVALHO, A. M. P. ; O currículo do curso de licenciatura.. Ciência e Cultura (SBPC), São Paulo, v. 39, n.9, p. 845-847.

1985

CARVALHO, A. M. P. ; Os estágios da prática de ensino de física: ação participativa nas escolas estaduais de segundo grau.. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), São Paulo, v. 42, n.1, p. 61-67.

CARVALHO, A. M. P. ; TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl . O conceito de velocidade em alunos de 5a série do 1o grau: um estudo a partir de questões típicas de sala de aula.. Revista da Faculdade de Educação (USP), São Paulo, v. 11, n.1/2, p. 173-191.

1984

TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl ; CARVALHO, A. M. P. . A visão de um fenômeno: como alunos de 11-18 anos interpretam a queima de uma folha de papel com o auxílio de uma lente.. Revista da Faculdade de Educação (USP), São Paulo, v. 10, n.2, p. 301-313.

1983

CARVALHO, A. M. P. ; Piaget e o ensino de ciências.. Revista da Faculdade de Educação (USP), São Paulo, v. 9, n.1/2, p. 55-77.

1981

CARVALHO, A. M. P. ; VALLE FILHO, M. R. ; ABIB, M. L. V. S. . Observação sistemática do professor em aulas de laboratório.. Revista da Faculdade de Educação (USP), São Paulo, v. 11, n.3, p. 763-796.

1980

CARVALHO, A. M. P. ; Prática de ensino – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.. Revista da Faculdade de Educação (USP), São Paulo, v. 6, n.1, p. 45-56.

CARVALHO, A. M. P. ; O papel dos mini cursos na formação dos professores de física.. Revista Brasileira de Física, São Paulo, v. 2, n.n.4, p. 8-16

1975

CARVALHO, A. M. P. ; O Ensino de física na grande São Paulo.. Revista Pesquisa e Planejamento, São Paulo, v. 16, p. 47-89, 197.

1974

CARVALHO, A. M. P. ; O ensino de física na grande São Paulo.. Revista Brasileira de Física, São Paulo, v. 43, p. 531-562.