2015

Arthur Tadeu Ferraz. Propósitos epistêmicos para a promoção da argumentação em aulas investigativas de Física. (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) – Universidade de São Paulo, Orientador: Lúcia Helena Sasseron.

Tadeu Nunes de Souza. Engajamento disciplinar produtivo e o ensino por investigação: estudo de caso em aulas de Física no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Orientador: Lúcia Helena Sasseron.

Helena Lobo Freiberg. Elementos catalisadores para a promoção da negociação de sentidos. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Orientador: Lúcia Helena Sasseron.

Aline Ribeiro Sabino. SABERES DOCENTES DESENVOLVIDOS NA INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DE CASO. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2014

Andrey Guilherme Fernandes e Almeida. As ideias balizadoras necessárias para o professor planejar e avaliar a aplicação de uma Sequência de Ensino Investigativa. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) – Universidade de São Paulo, Orientador: Lúcia Helena Sasseron.

Lucélia Aparecida Letta. As ações do professor no ensino fundamental I ao aplicar uma Sequênia de Ensino Investigativa (SEI). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) – Universidade de São Paulo, Orientador: Lúcia Helena Sasseron.

Jorge Luiz Nicolau Junior. Estrutura didática baseada em fluxo: relatividade restrita para o ensino médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado interunidades em ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2013

Elcio de Souza Lopes. E o elétron? É onda ou partícula? Uma proposta para promover a ocorrência da Alfabetização Científica de Física Moderna e Contemporânea em estudantes do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) – Universidade de São Paulo, Orientador: Lúcia Helena Sasseron.

2012

Vitor Fabricio Machado Souza. A importância da pergunta na promoção da alfabetização científica dos alunos em aulas investigativas de Física. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia) – Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Lúcia Helena Sasseron.

Talita Raquel Luz Romero. MODELOS E EXPLICAÇÕES: A APROPRIAÇÃO DE ENTIDADES CIENTÍFICAS E O USO QUE OS ALUNOS FAZEM DELAS. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado interunidades em ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Helder Antonio de Freitas. Saberes pedagógicos computacionais e sua elaboração na prática. 2012. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) – Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2011

Amanda Mendes Afonso. Alfabetização Científca dos alunos e as ações do professor que corroboram com este processo. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)- Universidade de São Paulo,Orientador: Lúcia Helena Sasseron.

2010

Nelson Barrelo Júnior. Argumentação no discurso oral e escrito de alunos do ensino médio em uma sequência didática da Física moderna. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Usp, Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Josias Rogerio Paiva. Representações pictórias no ensino de física moderna: uma construção dos alunos. Dissertação (Mestrado em FÍSICA) – Interunidades Física e FEUSP, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

2009

João Freitas da Silva. Apropriação da linguagem científica por parte dos alunos em uma sequência de ensino de física. Dissertação (Mestrado Interunidades Física e FEUSP), Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Ivete Maria dos Santos. Reformulação Curricular no Curso de lLcenciatura em Química: fatores que contribuem para a configuração de um processo inovador. 2009. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interunidades) – Instituto de Física da USP, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

Daniela Fiorini da Silva. O ensino em uma abordagem CTS: evoluções nas concepções de futuros professores de física. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2008

Jackson Neo Padilha. O uso das palavras e gestos durante a construção dos conceitos de sombras e reflexão nas aulas de conhecimento Físico. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Interunidades Física- Instituto de Física USP), Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Alfonso Gómez Paiva. O ensino de ciências e o currículo em ação de uma professora polivalente. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Interunidades) – Instituto de Física da Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

Maria Nizete Azevedo. Pesquisa-ação e atividades investigativas na docência em ciências. 2008. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Educação) – Faculdade de Educação da USP, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2007

Estevam Rouxinol dos Santos. A história da Física no Brasil e o ensino de Ciências. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Carlos Alberto De Oliveira Magalhães Júnior. Licenciatura em ciências: Estud de caso sobre os cursos da UEM e da USP. 2007. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Maria Cristina Paternostro Stella Azevedo. Ensino de Física: entendendo a construção de atividades de ensino. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Mônica Abrantes de Oliveira Galindo. Melhoria do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: contribuições e limites de um projeto colaborativo. 2007. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2006

Rogério José Locatelli. O raciocínio hipotético preditivo e o pensamento proporcional no ensino de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Usp, Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Alex Bellucco do Carmo. Contemplando a cultura científica na sala de aula: um olhar sobre os alunos. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Usp, Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

José Eduardo Biasoto. A resolução de problemas experimentais como forma de construção de conceitos de física. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Ivã Gurgel. O papel da Imaginação no Entendimento dos Alunos. 2006. 0 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado interunidades em ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Maxwell Roger da Purificação Siqueira. Do visível ao indivisível: uma proposta de ensino de Física de Partículas Elementares para Educação Básica. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado interunidades em ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Wellington Batista Souza. Transpondo o conteúdo de Radiações para a Física do Ensino Médio. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado interunidades em ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Coorientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira

2005

Luciana Sedano de Souza. Ensino de ciências e formação da autonomia moral.Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Lúcia Helena Sasseron Roberto. Em busca de influências culturais na investigação e na explicação de atividades de CF por alunos indígenas. Dissertação (Mestrado em Ensino Em Ciências Modalidades Física e Química) – Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Ernani Fernandes Moreira. Ensino por investigação: Ensinando a aprendendo a Cultura da Ciência.Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Usp, Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

José Guilherme de Oliveira Brockington. A realidade Escondida: representações físicas do microcosmo para estudantes do ensino Médio. 2005. 0 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Alexandre Silva. Reflexões sobre a influência do pensamento Cartesiano na Educação Matemática. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da USP/SP, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Wania Tedeshi. O Ensino de Cálculo na Formação de Professor das áreas de Exatas: o olhar dos alunos. 2005. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2004

Thais Cortellini Abrahão. A formação de professores de ciências para o ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Ana Maria da Silva Arruda. Professores Formadores: formação, concepções e ações. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.
Ilza Fernandes de Souza. Autonomia de professores e formação continuada: perspectiva de integração universidade e escola. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.
Leonardo André Testoni. Um corpo que cai: as histórias em quadrinhos no ensino de física. 2004. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2003

Viviane Briccia do Nascimento. Visões de Ciências e Ensino por Investigação. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo. Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Carla M Alvarenga de Oliveira. Escrevendo em aulas de ciências. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

José Gonsales Filho. Formação permanente de professores: uma prática transformadora para a educação infantil. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.
Marcelo dos Santos Silvério. Concepções sobre matemática e educação matemática de professoras das séries iniciais do ensino fundamental.. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2002

Aurea Bottecchia Cilurzo. Parceria Universidade Escola: da retórica à realidade: uma escuta na sua conversa. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)- Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

José Francisco Custódio Filho. O Princípio de conservação de enegia e a modelização em situações físicas. 2002. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2001

Maria Inês Ribas Rodrigues. Professores Pesquisadores:Reflexão e a Mudançva Metodológica no Ensino da Termodinâmica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

CARLOS DANIEL OFUGI RODRIGUES. A inserção da teoria da relatividade no ensino médio. 2001. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2000

Renato Casal del Rey. Um estudo da causalidade física em atividades de ensino. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Sandra Carpinetti Tinoco. A Mudança nas Concepções dos Professores sobre Aprendizagem de Ciências. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1997

Andréa Infantosi Vannucchi. História e filosofia da ciência: da teoria para a sala de aula.. 1997. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física / Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1996

FLÁVIA MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS. DO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO MUDANÇA CONCEITUAL À FRONTEIRA DE UMA ABORDAGEM AFETIVA. 1996. 162 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Terezinha de Fátima Pinheiro. APROXIMAÇÃO ENTRE A CIÊNCIA DO ALUNO NA SALA DE AULA DA 1ª SÉRIE DO 2º GRAU E A CIÊNCIA DOS CIENTISTAS: UMA DISCUSSÃO. 1996. 156 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Marcelo Alves Barros. Evolução das concepções dos estudantes secundários sobre a visão em situação de ensino.. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física / Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Ruth Schmitz de Castro. História e epistemologia de ciência: investigando suas contribuições num curso de física de 2o grau.. 1996. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física / Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1993

Ruth Ribas Itacarambi. A resolução de problemas de geometria na sala de aula, numa visão construtivista.. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

José Trivelato Junior. Noções e concepções de crianças e adolescentes sobre decompositores: fungos e bactérias.. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Renato Eugênio da Silva Diniz. A experimentação e o ensino de ciências no 1º grau: analisando a experimentoteca da 7ª série.. 1993. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

1991

Maria Elisa Resende Gonçalves. O conhecimento físico nas primeiras séries do primeiro grau.. 1991. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física / Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Lucila Bechara Sanchez. O desenvolvimento da noção de semelhança na resolução de questões de ampliação e redução.. 1991. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1989

Dirceu da SIlva. Um estudo psigcogenético da velocidade angular e a construção de seu ensino.. 1989. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física / Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Luiz Macione. A construção de um conhecimento em uma atividade de grupo.. 1989. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Gilmar da Silva Trivelato. Conservação e modelo corpuscular: um estudo transversal das explicações dos estudantes para transformações da matéria.. 1989. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1987

Carlos Eduardo Laburu. Desenvolvimento e aprendizagem do conceito de aceleração em adolescentes.. 1987. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física / Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

José Luiz Gomes. Caracterização de alunos ingressos nos cursos de licenciatura em ciências e engenharia civil, da UEFS, suas habilidades matemáticas e lógicas e seu conhecimento em física, em relação ao seu perfil sócio-econômico.. 1987. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física / Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Maria Inês Boldrin. Resolução de problemas aritméticos simples envolvendo adição e subtração por escolas de 1a série; influência da manipulação de material.. 1987. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho

1986

Adriano Rodrigues Ruiz. Ensino do conceito de proprcionalidade.. 1986. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1985

Odete Pacubi Baierl Teixeira. Desenvolvimento do conceito de velocidade: um estudo a partir de questões típicas da sala de aula.. 1985. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física / Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1983

Maria Lúcia Vital dos Santos Abib. A interferência do nível de desenvolvimento cognitivo na aprendizagem de um conteúdo de física.. 1983. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física / Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Antonio de Paula Salvetti Filho. Uma estrutura para um projeto de ensino de física centrado no conceito de campo.. 1983. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física / Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Alberto Gaspar. Uma nova proposta curricular de física para o ensino de 2o grau.. 1983. 0 f. Dissertação (Mestrado em Física / Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1982

Sonia Krappas Teixeira. O estudo das noções espontâneas acerca de fenômenos relativos a luz em alunos de 11-18 anos.. 1982. 0 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.