2015

Alex Bellucco do Carmo. Argumentação matemática em aulas investigativas de física. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Usp.  Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Tatiana Schneider Vieira. O desenvolvimento de processos de investigação científica para 1 ano do ensino fundamental. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Usp.Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Josias Rogerio Paiva. Múltiplas Representações na Construção do Conhecimento Científico Escolar. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Usp. Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Nelson Barrelo Júnior. Promovendo a argumentação em sala de aula de física moderna e contemporânea- uma sequência de ensino investigativa e as interações professor-alunos. 2015. Tese (Doutorado em Douturado) – Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

2014

Milton Thiago Schivani Alves. Contextualização no Ensino de Física à luz da Teoria Antropológica do Didático: o caso da robótica educacional. 2014. Tese (Doutorado em Inter-unidades em Ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Yara Araújo Ferreira Guimarães. Identidade curricular na formação inicial de professores de física. 2014. Tese (Doutorado em Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências) – Instituto de Física da USP, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2013

Nizete Maria Azevedo. Mediação discursiva docente e os motivos de aprendizagem e desenvolvimento profissional em ciências. 2013. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

Ariane Baffa Lourenço. Saberes docentes de argumentação: dinâmicas de desenvolvimento na formação inicial de professores de ciências. 2013. Tese (Doutorado em Interunidades em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

Leonardo André Testoni. Caminhos criativos e a elaboração de saberes pedagógicos do conteúdo na formação inicial de professores de física. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

Alexander Montero Cunha. Saberes experienciais e estágio investigativo na formação inicial de professores de física. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2012

Sidnei Pércia da Penha. Atividades sociocientíficas em sala de aula: de física: as argumentações dos estudantes. 2012. Tese (Doutorado em Pós-graduação Interunidades) – Interunidades Física e FEUSP, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

MAXWELL ROGER DA PURIFICACAO SIQUEIRA. Obstáculos e Saberes DE professores de física no contexto de inovação com a Física Moderna e Contemporânea: Um Estudo de Caso. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
Ricardo Avelar Karan. A matematização e estruturação do pensamento em Física: implicações para os processos de ensino e aprendizagem. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
Fabiana Botelho Kneubil. O PERCURSO EPISTEMOLÓGICO DE UM SABER DE REFERÊNCIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA NOÇÃO DE ENERGIA RELATIVÍSTICA PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL PARA PROFESSORES DE FÍSICA. 2012. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.
Mônica Abrantes Galindo. O professor da escola básica e o estágio supervisionado: sentidos atribuídos e a formação inicial docente. 2012. Tese (Doutorado em Pós- Graduação em Educação da USP) – Faculdade de Educação, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2011

Guilherme Brockington. Neurociência e educação. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira

2010

Luciana Sedano de Souza. Compreensão Leitora nas Aulas de Ciências. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado) – Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Ivâ Gurgel. Elementos de uma poética da ciência: fundamentos teóricos e implicações ao ensino de ciências. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Márlon Caetano Ramos Pessanha. Estrutura da Matéria na Educação Secundária: Obstáculos de Aprendizagem e o Uso de Simulações Computacionais. 2010. Tese (Doutorado em Inter-unidades em Ensino de ciências) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Viviane R. Alves de Moraes. Estágio e supervisão ecológica: crenças e saberes na aprendizagem da docência. 2010. Tese (Doutorado em Pós Graduação FEUSP) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2009

Carla Marques Alvrenga de Oliveira. Do discurso oral ao texto escrito nas aulas de ciências. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado) – Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Thaís Cyrino de Mello Forato. Definindo parâmetro na transposição didática da história da ciência para o ensino de ciências: um estudo de caso a partir da teoria do éter luminífero no século XIX. 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Maria Antonia Ramos de Azevedo. Os saberes de orientação dos professores formadores: desafios para ações tutoriais emancipatórias. 2009. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2008

Viviane Briccia Nascimento. Título: Competências docentes em um projeto de inovação para a educação científica. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado) – Faculdade de Educação da Usp, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Lúcia Helena Sasseron Roberto. Alfabetização científica no ensino fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula. 2008. Tese (Doutorado em Doutorado) – Faculdade de Educação da Usp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Gisnaldo Amorim Pinto. Concepções no campo do ensino de ciências nos livros literários de divulgação científica. 2008. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Tania Terezinha Bruns Zimer. Aprendendo a ensinar matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2008. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Educação) – Faculdade de Educação da USP, Universidade Federal do Paraná. Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2007

Dulce Maria Strieder. As relações entre a cultura científica e a cultura local na fala dos professores: um estudo das representações sobre o ensino de ciências em um contexto teuto-brasileiro. 2007. Tese (Doutorado em Doutorado) – Faculdade de Educação da Usp, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

José Francisco Custódio Filho. Explicando explicações na educação científica: Domínio Cognitivo, Status afetivo e Sentimento de Entendimento. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coorientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Maria Lúcia Vinha. Criatividade Criatividade em ação: roteiros de animações virtuais elaborados por alunos de ensino médio em Física. 2007. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

Luís Paulo Piassi. A ficção científica eo ensino de ciências. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2006

Maria Inês Ribas Rodrigues. Aspectos do Desenvolvimento Profissional dos Formadores de Professores de Ciências: no contexto de integração – Universidade, Diretorias Regionais de Ensino e Escolas.. 2006. 248 f. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2005

Sandra Carpinetti Tinoco. A Reflexão crítica na prática do professor pesquisador. 2005. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Rosana dos Santos Jordão. Tutoria e Pesquisa-ação no Estágio Supervisionado: Contribuições para a Formação de Professores de Biologia. 2005. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Maria Lucia Vital dos Santos Abib.

2004

Maria Cândida Varone de Moraes Capecchi. Aspectos da Cultura Científica em Atividades de Experimentação nas Aulas de Física. 2004. 264 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

2003

Terezinha de Fátima Pinheiro. Sentimento de realidade,e afetividade cognição no ensino de ciências. 2003. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2002

ADRIANA MOHR. A natureza da educação e saúdeno Ensino Fundamental e os professores de ciências. 2002. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

2001

Maria da Conceição Barbosa Lima. Explique o que tem nessa história. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Feusp, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Nelson Rui Ribas Bejarano. Tornando-se professores de Física. 2001. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

2000

José de Pinho Alves Filho. Atividade experimental: do método à prática construtivista. 2000. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira.

1998

Deise Miranda Vianna. Do Fazer ao Ensinar Ciências.. 1998. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Marta Maria Darsie. A reflexão distanciada na construção dos conhecimentos profissionais do professor em curso de formação.. 1998. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1997

Maria Lúcia Vital dos Santos Abib. A construção de conhecimentos sobre ensino na formação do professor de física. . . agora, nós já temos as perguntas. . .. 1997. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Maria Elisa Resende Gonçalves. As atividades de conhecimento físico na formação do professor das séries iniciais.. 1997. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1995

Dirceu da SIlva. Estudo das Trajetórias Cognitivas de Alunos no Ensino da Diferenciação dos Conceitos de Calor e Temperatura. 1995. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1994

Eduardo Fleury Mortimer. Evolução do Atomismo em Sala de Aula: Mudança de Perfis Conceituais.. 1994. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1993

Carlos Eduardo Laburu. A Construção do Conhecimento em Sala de Aula.. 1993. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Marli da Silva Santos. A metodologia de resolução de problemas como atividade de investigação: um instrumento de mudança didática.. 1993. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

Odete Pacubi Baierl Teixeira. Desenvolvimento do conceito de calor e temperatura: a mudança conceitual.. 1993. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1992

Manoel Oriosvaldo de Moura. A construção do signo numérico em situação de ensino.. 1992. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1990

Roberto Nardi. Um estudo psicogenético das idéias que evoluem para a noção de campo.. 1990. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.

1989

Moacyr Ribeiro do Valle Filho. As concepções de crianças e adolescentes sobre alterações do movimento dos corpos.. 1989. 0 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, . Orientador: Anna Maria Pessoa de Carvalho.